|
Estudei e entendo
|
Preciso de reforçar
|
Dúvidas
|
A ÁGUA, O AR, AS ROCHAS E O
SOLO – MATERIAIS TERRESTRES
|
|
|
|
- A importância das rochas e do solo na
manutenção da vida
|
|
|
|
1. Compreender a Terra como um planeta especial.
|
|
|
|
2. Compreender que o solo é um material terrestre de suporte de vida.
|
|
|
|
3. Compreender a importância das rochas e dos minerais.
|
|
|
|
- A importância da água para
os seres vivos
|
|
|
|
4. Compreender a importância da água para os seres vivos.
|
|
|
|
5. Compreender a importância da qualidade da água para a atividade
humana.
|
|
|
|
- A importância do ar para os seres vivos
|
|
|
|
6. Compreender a importância da atmosfera para os seres vivos.
|
|
|
|
DIVERSIDADE DE SERES VIVOS E
SUAS INTERAÇÕES COM O MEIO
|
|
|
|
- Diversidade nos animais
|
|
|
|
7. Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos
ambientes onde vivem.
|
|
|
|
8. Compreender a diversidade de regimes alimentares dos animais tendo
em conta o respetivo habitat.
|
|
|
|
9. Compreender a diversidade de processos reprodutivos dos animais.
|
|
|
|
10. Conhecer a influência dos fatores abióticos nas adaptações
morfológicas e comportamentais dos animais.
|
|
|
|
11. Compreender a importância da proteção da biodiversidade animal.
|
|
|
|
- Diversidade nas plantas
|
|
|
|
12. Conhecer a influência dos fatores abióticos nas adaptações
morfológicas das plantas.
|
|
|
|
13. Compreender a importância da proteção da diversidade vegetal.
|
|
|
|
UNIDADE NA DIVERSIDADE DE SERES VIVOS
|
|
|
|
- Célula – unidade básica de
vida
|
|
|
|
14. Aplicar a microscopia na descoberta do mundo “invisível”.
|
|
|
|
15. Compreender que a célula é a unidade básica da vida.
|
|
|
|
- Diversidade a partir da
unidade – níveis de organização hierárquica
|
|
|
|
16. Compreender a importância da classificação dos seres vivos.
|
|
|
|
Comentários
Enviar um comentário